PUBLICIDADE INBLOOG

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Bezerra de Menezes Fatos e Documentos

Bezerra de Menezes Fatos e Documentos


Bezerra de Menezes foi sempre um desafio à espera de um biógrafo. Este livro resolve o desfio, mas apenas em parte. É que alguém com uma trajetória tão rica terá forçosamente o destino póstumo de toda grande figura da humanidade: ter a sua vida recontada a cada geração, à luz de sua própria época. No que se refere à nossa geração, podemos ficar tranquilos. O trabalho organizado por Luciano Klein Filho é digno do biografado.


Adolfo Bezerra de Menezes foi a mais importante figura do movimento espírita brasileiro no século 19. Em sua atuação pública, foi personagem destacada na política do Segundo Império. Como médico, foi idolatrado pela população a que atendia em seu consultório. Polemista, articulista, escrito, tradutor e principal autor e líder espírita desse período, Bezerra de Menezes continua desfiando biógrafos e pesquisadores, da sua época aos dias de hoje.

Desafio aceito, alguns conterrâneos do Kardec Brasileiro, sob a coordenação competente do historiador cearense Luciano Klein, encetaram a pesquisa que se transformou em Bezerra de Menezes, fatos e documentos, obra fundamental para se conhecer a trajetória e compreender a importância do trabalho e Bezerra de Menezes nas mais diversas áreas em que atuou.

Dentre os méritos deste livro, fartamente ilustrado, destaca-se a referência à grande quantidade de documentos, até então desconhecidos, sobre o biografado, os quais foram devidamente analisados e acabaram por conduzir a uma importante revisão de sua biografia.

A obra, no entanto, escrita de maneira simples e agradável, é desprovida dos pomposos academicismos, de maneira a permitir a sua compreensão pelo público em geral, que encontrará relevante material de estudo e compreensão da caminhada terrena e das lutas do Médico dos Pobres
.

0 comentários:

Postar um comentário