PUBLICIDADE INBLOOG

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O ESPIRTISMO. UMA LUZ PARA O FUTURO





O ESPIRITISMO: ILUSÕES DOUTRINÁRIAS

Introdução: Deuteronômio 8.9-15

O Brasil é considerado o maior reduto espírita do mundo. E onde ocorre o sincretismo, principalmente, das religiões: africanas, indígenas e católica. Muitos dos católicos brasileiros são freqüentadores de Centros Espíritas. Cada “santo” católico tem a sua entidade espírita correspondente.


BREVE HISTÓRICO DO ESPIRITISMO

As sessões espíritas são feitas com estes elementos: médiuns, demônios ou guias e assistentes. A prática de “seções espíritas” era comum entre os antigos cananeus, egípcios, babilônicos, romanos e gregos.

Alan Kardek começou seu movimento na França. Seu verdadeiro nome é Hippolyte Léon Denizard Rivail. Tomou o pseudônimo pois acreditava ser a reencarnação de um poeta celta com esse nome. Ele introduziu a idéia de reencarnação no espiritismo.

TESES ESPÍRITAS À LUZ DAS ESCRITURAS SAGRADAS

1. Deus existe, mas está longe demais, e só se manifesta por meio de intermediários, que são os espíritos-guias. Sendo assim Deus é inatingível.

2. Possibilidade de comunicação de mortos com vivos.

E ainda pregam o valor das preces pelos mortos e espíritos sofredores.

3. Reencarnação

É a crença no retorno do espírito à vida terrena, em um corpo humano, ora para purificar as más ações na vida anterior, ora para cumprir uma missão especial. Seria um meio de purgar os pecados e evoluir moralmente e espiritualmente. Sendo o número de reencarnações sem limites definidos.

O espiritismo classifica os espíritos em quatro categorias: imperfeitos, bons, superiores e puros. Podendo o espírito galgar sozinho as “categorias espirituais” através das boas ações e sucessivas reencarnações.

Kardek no “Evangelho segundo o Espiritismo”, um dos seus livros, afirmou que o “Espiritismo não ensina nada contrário ao ensinamento de Cristo, mas o desenvolve, completa e explica o que foi dito sob forma alegórica”. Partindo desse princípio, o espiritismo julga ser, ele próprio, a “terceira revelação”
Conclui-se que a tese da reencarnação é a principal doutrina do espiritismo e que outras doutrinas dependem deste para ter algum sentido. Continuaremos a estudar sobre doutrinas espíritas que partem do princípio que a reencarnação existe.

Os anjos são espíritos evoluídos – No livro O Céu e o Inferno, Kardek afirmou que: “os anjos são almas de homens chegados ao grau de perfeição que a criatura comporta, fruindo em sua plenitude a prometida felicidade.


0 comentários:

Postar um comentário