PUBLICIDADE INBLOOG

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

POR QUE É TÃO DIFÍCIL LIBERTAR-SE DO PASSADO?




- Por Irene Carmo Pimenta -

De alguma maneira, todos nós temos, em maior ou menor grau, a consciência de que a vida acontece “AQUI”, no presente momento em que estamos vivendo. Mas por que é tão difícil trazer o “Conceito” para o nosso viver “prático”?
Na maioria das vezes, vejo pessoas sofrendo, sabotando o novo em suas vidas, simplesmente porque vivem o culto ao passado... Cultuam aquilo que foi e, muitas vezes, motivadas pelas frustrações, cultuam o que “poderia ter sido”, e não foi.
Mágoas de infância, relacionamentos desfeitos, amores que terminaram, pessoas que morreram ou que simplesmente se foram de nossas vidas, seja porque o tempo que tinham para viver conosco acabou ou porque suas almas ansiavam por outras experiências.
Não importa se o que nos mantêm presos ao passado são coisas, pessoas ou experiências, o que não podemos permitir é que se transformem em âncoras que nos impeçam de zarpar em direção à felicidade.
Por maior que seja a nossa dor (pela frustração ou pelas perdas), enquanto ficarmos presos em um tempo “lá atrás”, o hoje, o AGORA, não poderá ser desfrutado.
Quando nos lembramos das emoções vividas no passado, positivas ou negativas, e elas nos amarram, isto se torna negativo. O ato de seguir olhando para trás nos petrifica.
Podemos usar como simbolismo a história bíblica da mulher de Lot.
Quando o anjo pediu que Lot e a família deixassem a cidade de Sodoma, que seria destruída, pediu também, que, ao saírem, não olhassem para trás. Porém, a mulher de Lot olhou e transformou-se imediatamente em uma estátua de sal.
Olhar para o passado, sem transformar a vivência pelo fogo da compreensão e sem integrá-la harmoniosamente ao nosso presente, torna-se uma atitude petrificante.
Precisamos queimar com o fogo da compreensão, o sofrimento, o apego, a dor e todas as emoções que nos amarram aos espinhos do passado. E que as cinzas (a essência da sabedoria que o passado nos oferece) sirvam para adubar o chão do nosso presente, para vivermos bem - no Aqui e Agora.

Amor e Luz em seus caminhos!

(A Pesquisadora Irene Carmo Pimenta é psicoterapeuta, analista junguiana, terapeuta floral, numeróloga, e pesquisadora e palestrante na área de Psicologia e Espiritualidade. Para mais informações sobre o seu trabalho, favor acessar o seu site na Internet:www.oficinadeconsciencia.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário